Creatina

CREATINA = Esse suplemento alimentar sempre esteve muito cercado de polêmicas, principalmente porque já foi associado ao uso de anabolizantes e por ficar proibido no Brasil por cinco anos.

creatina e sua importância

Creatina: descubra pra que ela serve

Hoje em dia as pessoas estão se preocupando mais com a boa forma, e por isso as academias ficam cada vez mais lotadas. Mas para melhorar o desempenho nos treinos e os resultados no corpo, muitas pessoas recorrem a suplementação. Existem vários tipos de suplementos, mas um dos mais usados e conhecidos é a creatina.

Se você faz exercícios físicos regulamente, provavelmente já ouviu falar na creatina. Mas para saber se esse tipo de suplemento alimentar é o ideal para você, saiba mais sobre a creatina e para que ela serve.

O que é creatina?

Basicamente, a creatina é uma substância que possui a combinação de 2 aminoácidos: Arginina, Glicina e Metionina, que são sintetizadas naturalmente no fígado e no pâncreas.

Essa substância pode ser adquirida através da alimentação, porém em pequenas quantidades, principalmente nas carnes vermelhas e nos peixes. Ou seja, podemos adquirir poucas proporções de creatina através de uma alimentação saudável.

Creatina

Para que serve a creatina?

Por ser uma substância que é fabricada naturalmente pelo nosso organismo, a principal função da creatina é dar energia aos músculos do corpo. No entanto, além da alimentação, essa substância também pode ser adquira através da suplementação, só que em maiores quantidades.

A creatina que é adquirida através do uso de suplementos alimentares também tem a função de dar mais energia aos músculos. No entanto, muitas pessoas recorrem a suplementação com o objetivo de melhorar o desempenho nos treinos, principalmente os de musculação.

Quem pode tomar creatina?

Muitas pessoas pensam em tomar esse suplemento alimentar, porém ele não deve ser tomado sem a indicação de um médico, já que a creatina é classificada por muitos médicos como uma ameaça às funções do rim e do fígado. Ou seja, seu uso incorreto pode causar sérios problemas a saúde.

Por esse motivo, nem todo mundo pode tomar esse suplemento alimentar. Se você deseja fazer uma suplementação com creatina, é preciso antes de tudo, procurar a orientação de um médico ou nutricionista. Dessa forma o profissional poderá avaliar se você pode consumir essa substância.

Quem tem uma predisposição genética ter problemas no rim e no fígado deve evitar esse tipo de suplemento. E quem já tem algum tipo de problema nesses órgãos não pode nem pensar em tomar esse suplemento. Afinal, a saúde vem sempre em primeiro lugar.

Vantagens e desvantagens

Agora que você já sabe para que serve a creatina, também é muito importante conhecer as vantagens e desvantagens de consumir o seu suplemento. Esse suplemento alimentar sempre esteve muito cercado de polêmicas, principalmente porque já foi associado ao uso de anabolizantes e por ficar proibido no Brasil por cinco anos.

Por isso confira a seguir as vantagens e as desvantagens de fazer a suplementação com creatina.

Benefícios

Uma das vantagens de fazer a suplementação de creatina é que ela ajuda a dar mais força nos treinos. Isso porque a substância tem o poder de aumentar o desempenho dos atletas durante atividades que exigem um maior esforço físico com intervalos pequenos.

Por ajudar a aumentar a força durante a atividade física, a creatina melhora o desempenho na corrida, natação, atividades velozes e curtas, e também na musculação. Além disso, a creatina dá mais volume aos músculos e em pouco tempo.

Malefícios

Infelizmente, o uso de creatina também tem suas desvantagens. Apesar de deixar os músculos maiores, a suplementação de creatina gera uma falsa impressão de ganho de massa muscular. Por isso, quando a pessoa para de fazer a suplementação, o líquido retido no músculo reduz e o músculo também.

Outra desvantagem de fazer a suplementação de creatina, é que ela pode sobrecarregar os rins e o fígado. Por isso, antes de começar a usar esse suplemento, é fundamental consultar um médico.

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Queimando Gordura

somos antispam